Atividades

"Almirante" João Cândido e os marinheiros do encouraçado Minas Gerais

  1. Vários indivíduos tinham seus papéis sociais definidos nesse conflito. Identifique alguns dos principais envolvidos e sua importância dentro do contexto da Revolta da Chibata.
  2. A carta enviada pelos marinheiros é um dos documentos mais importantes do evento. Analise e identifique os pontos em que os marinheiros explicam os motivos da Revolta.
  3. De acordo com a carta enviada pelos marinheiros, eles reclamavam de suas condições de trabalho nos navios. Não tinham nenhum direito sobre os horários de trabalho, exerciam várias funções diferentes sem   treinamento adequado, etc. Atualmente, as condições de trabalho mudaram? Você reconhece alguns problemas encontrados pelos marinheiros nos trabalhadores de hoje? Comente e debata com seus colegas as conquistas obtidas e as permanências.
  4. A Cidadania nos dias de hoje merece atenção. É certo que houve melhorias durante esses anos, de 1910 até hoje. A Constituição de 1988 é bem diferente da que estava em vigor durante o início do século. Hoje os analfabetos podem votar, os militares também, o que facilita nas reivindicações de suas necessidades, cobrando de seus governantes para que possam participar das melhorias em suas vidas. Mas as diferenças sociais permitem a igualdade entre todos? Todas as pessoas possuem cidadania plena de fato? Seus direitos e deveres são respeitados pelas instituições do Estado e por todos? Lendo o trecho da Constituição de 1891 que está na aba "Cidadania" e analisando o mundo ao seu redor, reflita e fale sobre essas questões e comente sobre ser cidadão em 1910 e nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário